Personal tools
You are here: Home Noticias 2007 06 19 Curso de borracheiro abre oportunidades para desempregados
Document Actions

Curso de borracheiro abre oportunidades para desempregados

by xiru last modified 2007-12-04 23:42


Ceará


Inclusão social

Ação é desenvolvida pelo Sebrae cearense e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico

Aloísio Coelho Coutinho


A palavra cidadania nunca teve tanta importância para 15 homens da capital cearense. Eles fazem parte de uma ação desenvolvida pelo Sebrae no Ceará em parceria com o Centec (Instituto Centro de Ensino Tecnológico), que está ensinando a essa turma o ofício de borracheiro.

São pessoas simples, como Wagner da Silva. Desempregado há mais de dois anos, aos 28 anos, ele não sabia mais onde procurar uma oportunidade para trabalhar. Todas as empresas alegavam a falta de qualificação.

Sem dinheiro, Wagner acabou encontrando no Refeitório São Vicente de Paula, mantido pela Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paula, abrigo diário para saciar sua fome. "Aqui encontrei o lugar para ter uma alimentação sadia pelo menos uma vez por dia. Com as minhas visitas diárias, fiquei sabendo que iam fazer um curso de borracheiro e criei coragem e resolvi fazer", relembra.

O curso está sendo ministrado pelo consultor Francisco Moacir Uchoa, que desenvolveu uma técnica diferente de ensinar os alunos coisas simples, como calibrar um pneu, consertar um pneu furado ou uma câmara de ar furada, além de repassar aos alunos a sua lição de vida.

"Eu já andei pelo Brasil afora. Fui mais um nordestino que cedo deixou a sua terra natal em busca de realizar os seus sonhos no sul do País. De lá, trouxe a minha experiência de trabalho como borracheiro. Voltei para a minha cidade, Limoeiro do Norte, e resolvi que era chegada a hora de ter o meu próprio negócio", conta o consultor com entusiasmo.

Em Limoeiro do Norte, na região do Jaguaribe, Moacir Uchoa criou ferramentas inovadoras e desenvolveu técnicas que vêm, a cada dia, conquistando clientes de todos os estados. "Nosso mercado de trabalho é muito grande e carente de bons profissionais. É um mercado rentável porque o grande investimento é apenas o do conhecimento e o esforço físico", acrescenta.

A Borracharia Uchoa, empresa de Francisco Moacir Uchoa, foi um dos destaques da Feira do Empreendedor realizada em Fortaleza em 2006, tornando-se uma referência em caso de sucesso. Diante desta trajetória, Moacir Uchoa tornou-se um consultor voluntário do Sebrae no Ceará, realizando palestras e ministrando cursos.

Neste curso, desenvolvido com desempregados da capital cearense, os participantes têm a oportunidade de conhecer todo o processo de funcionamento de uma borracharia, além da vulcanização fria e quente.

O aluno Rômulo Nunes da Silva não esconde a emoção desta nova fase de sua vida. "Não vejo o tempo passar aqui. Estou aprendendo coisas simples e quero depois sair com o meu diploma do Sebrae em busca de emprego. Sei que agora, eu posso", afirma Rômulo Silva.

Para a Irmã Inês de Barros Lima, responsável pela Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paula em Fortaleza, o apoio do Sebrae é fundamental para recuperar a cidadania dos envolvidos nesta capacitação. "É muito gratificante olhar o semblante destes homens após cada aula. Eles saem daqui com mais esperança de dias melhores".

Serviço:
Sebrae no Ceará - (85) 3255-6820


6205989

2007-06-19 14:12

2007-06-19 14:12

http://www.interjornal.com.br/fotos/6205989m.jpg

Inês Matos

Quinze homens aprendem nova profissão e também a perceber novas perspectivas de vida





0

Powered by Plone CMS, the Open Source Content Management System

This site conforms to the following standards: