Personal tools
You are here: Home Noticias 2008 12 08 Empresa gaúcha aposta na afiação de alicates para salões
Document Actions

Empresa gaúcha aposta na afiação de alicates para salões

by xiru last modified 2009-01-09 16:29


Rio Grande do Sul

Serviços

Oportunidade

Empresa criada em agosto deste ano atende cerca de 40 estabelecimentos de estética da capital

Da Redação


A cena do homem de apito e bicicleta que passava de casa em casa buscando ferramentas para afiar é muito rara de ser vista nas ruas de Porto Alegre atualmente. Com a aplicação de tecnologia diferenciada e com foco no atendimento personalizado de clientes, a Durafio Afiações Especiais aprimorou essa profissão rentável e, de certa forma, esquecida, para atender salões de beleza na capital.

Criada há três meses, a empresa é especializada em afiação e manutenção de alicates e cortadores de cutículas. O projeto de criação contou com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), por meio do Programa Próprio.

O programa presta assessoria completa para a abertura de negócios, oferecendo desde a análise do perfil empresarial e os conhecimentos para planejá-lo, até a consultoria de viabilidade.

Montar o próprio negócio era um sonho antigo do sócio-proprietário da empresa, Hichel Rodrigues. "Sempre tive como meta chegar aos 30 anos como dono de minha própria empresa. Como sempre fui bastante empreendedor, cheguei a montar uma lan house, que acabou não dando certo. Entretanto, fui persistente, pois ser empregado era algo que eu não queria para minha vida", afirma.

A idéia de montar um empreendimento com foco na manutenção de alicates de cutículas surgiu quando Rodrigues assistiu na televisão uma reportagem sobre uma empresa de São Paulo que trabalhava com afiações de tesouras, lâminas de tosadeiras e alicates de unha. "Imediatamente me interessei pelo trabalho desenvolvido pela empresa e iniciei uma pesquisa de mercado em Porto Alegre sobre afiações de alicates de cutícula. Notei a carência desse serviço já na primeira semana. Nos dez meses de pesquisa, comprovei que, além do trabalho ser raro, faltavam serviços extras como tele-entrega, limpeza, polimento e personalização de alicates", lembra.

O segmento do negócio que gostaria de abrir já estava definido, mas faltava constituir formalmente a empresa, o que demandaria de Rodrigues conhecimentos gerenciais e técnicos para a abertura do empreendimento. "Com a idéia na cabeça e a pesquisa indicando que o negócio era viável, procurei o Sebrae/RS e ingressei no Programa Próprio. Participei de todos os módulos oferecidos e tive certeza de que a Durafio Afiações Especiais sairia do plano de negócios e se tornaria realmente uma empresa", conta.

O projeto foi aprovado como viável por consultores do Sebrae/RS, mas para dar início às atividades era preciso formação técnica. Rodrigues, então, ingressou num curso de afiação oferecido por uma empresa de Sapiranga, especializada na área. No dia 13 de agosto de 2008, a empresa foi formalmente constituída. Em quase quatro meses de criação, a Durafio Afiações Especiais atende atualmente cerca de 40 estéticas localizadas em quatro bairros de Porto Alegre: Petrópolis, Bela Vista, Jardim Botânico e Partenon.

O atendimento da Durafio, que não conta com ponto comercial, é feito por telefone. A empresa oferece tele-entrega e garantia de prazo de conclusão de cada solicitação em até 24 horas. Os serviços são feitos no bairro Petrópolis. A empresa oferece limpeza de alicates por ultrassom, além de polimento e gravação do nome do profissional na própria ferramenta de trabalho. Atualmente, o empreendimento realiza cerca de 250 afiações por mês. "Nossa meta para o primeiro semestre de 2009 é ampliar para mil atendimentos mensais", projeta Rodrigues.

De acordo com a gestora do Programa Próprio no estado, Roselaine Monteiro Moraes, a capacitação, uma das propulsoras para a constituição da Durafio, visa proporcionar ao empresário uma assessoria completa que vai desde a abertura do negócio, passando pela análise do perfil empreendedor até os conhecimentos que ele necessita ter para formalizar o seu próprio negócio. "O nome do programa tem um significado importante, pois a idéia é de que o próprio empresário implemente em sua empresa os conhecimentos recebidos durante a realização de cada um dos cinco módulos oferecidos", explica.

Serviço:
Sebrae/RS - (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 e (51) 9955.8192


7949685

2008-12-08 12:44

2008-12-08 12:44








4

Powered by Plone CMS, the Open Source Content Management System

This site conforms to the following standards: