Personal tools
You are here: Home Casos de Sucesso Tilápias Sexualmente Revertidas: Um processo Inovador Eficiente e Sustentável
Document Actions

Tilápias Sexualmente Revertidas: Um processo Inovador Eficiente e Sustentável

by xiru last modified 2011-09-12 12:41


Espírito Santo

Aqüicultura e Pesca

338

4

6

8

TecEmpre_ES.pdf




2008-09-30 17:22

2003

2005

Tilápias sexualmente revertidas: um processo inovador, eficiente e sustentável

 

Amilton Neves Dias, jovem técnico em aqüicultura, tinha um problema em mãos: controlar a temperatura da água que escorria continuamente em uma tubulação. Parecia ser essa toda a extensão do seu problema. Ele necessitava produzir filhotes de peixes, os alevinos, da espécie tilápia para atender aos piscicultores de sua região.

Num encontro casual, ocorrido na Associação dos Servidores da Escola Agrotécnica Federal de Colatina (ES), Amilton foi apresentado ao professor Nilton Nélio Cometti. Desse encontro, surgiram muito trabalho e várias indagações. Numa delas, o professor quis saber a razão pela qual Amilton buscava controlar a temperatura da água. A resposta foi surpreendente: reverter o sexo das tilápias. Mas o que havia de errado com as fêmeas, se elas produziam mais de 10 mil ovos por matriz anualmente, podendo superpovoar os viveiros ou tanques de criação das tilápias? O problema com as fêmeas estava no tempo que levavam para ficar prontas para o abate. Enquanto os machos atingiam o peso ideal, de 400 a 500 gramas, em apenas seis meses, as fêmeas levavam até um ano para alcançar o peso ideal. O prejuízo seria grande se mantivessem as fêmeas no sistema de cultivo. 

Claro que Amilton nunca tinha ouvido falar disso. A técnica de intervenção no processo reprodutivo, que permitia mudar o sexo do alevino, de fêmea para macho, exigia muita tecnologia e cuidado com o meio ambiente. Mas ficava evidente que produzir alevinos machos poderia ser um negócio interessante.

A conversa rendeu, apareceram, além de idéias, muitas interrogações. Como fazer com que a temperatura da água fosse estabilizada em 28ºC, necessários para o máximo de sucesso na reversão sexual da tilápia? Como utilizar hormônio masculino na alimentação dos peixes sem contaminar o meio ambiente? Como fazer algo barato e que pudesse ajudar o aluno a aprender sobre o processo? Como desenvolver um processo simples, eficiente e eficaz? Como, como, como? Foi uma noite inesquecível, daquelas em que a mente trabalha enquanto o corpo repousa. Na quinta-feira, tudo seria diferente!


0

Unidade de Atendimento Individual - Sebrae/NA

Denise Marques

Nilton Nélio Cometti
Projeto Empreender by xiru — last modified 2011-09-12 12:41
 
Técnico Empreendedor by xiru — last modified 2011-09-12 12:41
 
Responsabilidade Social by xiru — last modified 2011-09-12 12:41
 
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento by xiru — last modified 2011-09-12 12:41
 
Ministério da Educação by xiru — last modified 2011-09-12 12:41
 

Powered by Plone CMS, the Open Source Content Management System

This site conforms to the following standards: